Projeto de Extensão Universitária: Orientações para declaração do Imposto de Renda 2024. Confira! | Gran Faculdade

Projeto de Extensão Universitária: Orientações para declaração do Imposto de Renda 2024. Confira!

No último domingo, 07/04/2024, os alunos do curso de Ciências Contábeis da Gran Faculdade participaram de ação de voluntariado no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo para orientar as pessoas que participaram do evento mensal beneficente promovido pela organização sobre como fazer a declaração anual de ajuste do imposto de renda. Os alunos foram supervisionados pelas professoras Jorgina Cristina Silveira Peixoto Ribeiro e Cláudia De Stefani.

A aluna Tatiane Eloise Dias Marques afirmou que “foi uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa nobre. Além disso, o sentimento de orgulho de fazer parte da Gran Faculdade permeou toda a experiência, destacando não apenas meu papel como estudante, mas também meu compromisso com a comunidade. A aluna do 5º período ainda pontuou que “ao lado das professoras Jorgina e Cláudia, cuja orientações foram fundamentais, aprendi muito, não apenas sobre contabilidade, mas também sobre empatia e generosidade”.

A acadêmica Camila Castilhos Garcia confirma que “nunca é tarde para ajudarmos o próximo e esse dia foi apenas um de vários. Que não seja por plateia, que seja de coração. Ajudar com o que você sabe ou está aprendendo, ser disposto, são motivos de orgulho e paixão. Obrigada Gran Faculdade por proporcionar momentos assim”.

O estudante Douglas Cabral dos Santos Martins também deu o seu depoimento: “depois que entrei na faculdade, é nítida minha evolução como pessoa e futuro profissional. Quero cada vez mais participar dessas ações organizadas pela Gran. Foi um momento de aprendizado e dedicação”.

O Projeto de Extensão com o tema Declaração do Imposto de Renda 2024 é uma ação do Curso de Ciências Contábeis da Gran Faculdade, em parceria com o Gran Business Center, a partir de contrato de convênio firmado com o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

A Profa. Cláudia De Stefani, coordenadora do curso, explica que a extensão universitária desempenha um papel fundamental no ambiente acadêmico, conectando a universidade à comunidade externa e promovendo a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula. Essa prática é essencial por várias razões:

  • Vínculo com a comunidade: A extensão universitária permite que as instituições de ensino superior estejam mais conectadas com as necessidades da sociedade. Isso permite a troca de conhecimento, serviços e recursos entre a universidade e a comunidade local, melhorando a qualidade de vida das pessoas e promovendo o desenvolvimento sustentável.
  • Aplicação prática do conhecimento: Ela proporciona aos acadêmicos a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula. Isso não só solidifica o conhecimento teórico, mas também desenvolve habilidades práticas, estimula o pensamento crítico e promove uma compreensão mais profunda dos problemas enfrentados pela sociedade.
  • Formação integral dos estudantes: A extensão universitária contribui para a formação integral dos estudantes, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no desenvolvimento de habilidades interpessoais, éticas e cívicas. Essa experiência complementa e enriquece a formação acadêmica, tornando os estudantes mais conscientes e engajados socialmente.
  • Inovação e desenvolvimento local: Ao realizar projetos de extensão, as instituições de ensino estimulam a inovação e o desenvolvimento local, a partir de soluções criativas para desafios locais, impulsionando o crescimento econômico, social e cultural das comunidades em que estão inseridas.
  • Promoção da cidadania ativa: Por meio da extensão universitária, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em atividades que promovem a consciência cívica e a responsabilidade social. Isso os incentiva a se tornarem cidadãos mais ativos e engajados, contribuindo para o bem-estar da sociedade.

O Projeto de Extensão consistiu em duas fases: na primeira, os alunos participaram de curso específico para atualização das regras da DIRPF 2024 com o Prof. Cesiro Aparecido Cunha Junior. A partir destes conhecimentos, fez parte da segunda etapa, uma ação extensionista.

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

Acolhimento, Saúde e Educação: é nestas três frentes que se concentram todos os esforços do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Com a missão de “cuidar das pessoas e transformar vidas”, a Organização atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com múltiplas deficiências – de variados níveis de complexidade, abandonados ou que estavam submetidos a situações de risco – e asilados hospitalares; e pessoas que precisam de adaptação ou reabilitação após sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico.

Uma parcela considerável da renda do Pequeno Cotolengo provém de doações. Uma das formas de contribuir é fazendo a doação no ato da declaração do imposto de renda, que deve ser entregue à Receita Federal até 31 de maio deste ano.

Saiba mais em:

https://www.pequenocotolengo.org.br/# https://www.pequenocotolengo.org.br/imposto/#:~:text=Passo%201%3A%20Entre%20no%20programa,depois%20clique%20em%20%E2%80%9CNovo%E2%80%9D

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse