1

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc), o Fies tem registrado uma participação cada vez maior das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos estudantes do país. Desde 1999, mais de 500 mil estudantes são beneficiados, com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 4,6 bilhões entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos.

Os critérios de seleção são impessoais e objetivos e procuram atender à população, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e igualitária, garantindo a prioridade no atendimento aos estudantes de situação econômica menos privilegiada.

Esta iniciativa do governo brasileiro é um passo importante para a democratização do acesso à educação de qualidade, a fim de propiciar a permanência e a conclusão do ensino superior ao maior número possível de estudantes.