Pedagoga do Hospital Cajuru relata a sua experiência profissional
Na terça-feira 08 de maio, acadêmicos de Pedagogia receberam a visita da Profª. Niura Barroso, pedagoga do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar do Estado do Paraná, que atualmente atua no Hospital Universitário Cajuru.
A Profª Niura ministrou a palestra: “O papel do pedagogo e do professor na escolarização hospitalar”, a partir da qual relatou a sua experiência como pedagoga na área da saúde e dos projetos que realiza no atendimento de crianças e adolescentes no hospital. Também a profissional apresentou aos acadêmicos a recente publicação da qual participou como autora, frutos dos estudos que realiza no grupo de pesquisa. A exposição da profissional despertou a atenção dos presentes que ficaram admirados pelo seu testemunho e sensibilidade no atendimento que realiza. Confira as fotos:
Pedagogia, saúde, escolarização hospitalar e pedagogia hospitalar
Considerando que os tempos de internação podem ser longos e, muitas vezes, privar o jovem (criança ou adolescente) da evolução escolar, o pedagogo hospitalar desenvolve uma função primordial. Se o profissional da área de saúde tem por obrigação o zelo pela integridade física e psíquica do paciente, considera-se que o pedagogo hospitalar zela pela educação em todo seu período de internação, oferecendo a ele condições de aprendizado. O espaço pedagógico hospitalar deve ser acolhedor, para que as melhoras sejam visíveis em todos os âmbitos.
Sendo assim, a pedagogia hospitalar é um modelo de educação especial, que visa inserir o educador no ambiente hospitalar para auxiliar o jovem com necessidades educativas especiais transitórias, ou seja, por um período de tempo determinado. Além do mote principal, que é a educação propriamente dita, o pedagogo também vai auxiliar em situações de transtorno emocional causado pelo internamento, como stress, raiva e frustrações que podem impedir o progresso do tratamento.
A pedagogia hospitalar é, portanto, um processo alternativo de educação que transcende a hierarquia tradicional entre professores e alunos!