Experiência prática inovadora mergulha alunos do primeiro período de Psicologia na complexidade cerebral. Confira!
Na dinâmica atmosfera acadêmica da Gran Faculdade de Curitiba, uma iniciativa pedagógica singular ganhou destaque no último dia 20 de maio. Sob a tutela do professor doutorando Davi Sidnei de Lima, as turmas do primeiro período de Psicologia participaram de uma atividade prática única na disciplina de neuroanatomia: a modelagem de cérebros em argila.
Nesse envolvente mergulho na estrutura cerebral, os estudantes foram desafiados a transcender os conceitos teóricos, explorando a anatomia do cérebro de maneira tangível e criativa. Orientados pelo Professor Davi Sidnei, os alunos moldaram e esculpiram cuidadosamente os diferentes componentes do cérebro humano, conferindo-lhes forma e textura.
“A experiência vai além do simples aprendizado em sala de aula”, compartilhou Lucas Oliveira, um dos participantes. “Manipular a argila nos permite entender as complexidades da neuroanatomia de uma forma mais profunda e pessoal.”
A atividade não apenas estimulou a compreensão prática da neuroanatomia, mas também fomentou a colaboração e a troca de conhecimentos entre os estudantes. Em um ambiente de aprendizado colaborativo, os participantes discutiram conceitos, compartilharam ideias e fortaleceram seus laços como futuros profissionais da psicologia.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado significativa, que vá além da mera memorização de conceitos”, explicou o Professor Davi Sidnei. “Ao envolver os alunos na criação desses cérebros de argila, buscamos promover uma compreensão mais profunda e duradoura da estrutura cerebral e sua relevância para a psicologia.”