Estudantes de Direito participaram de Audiências nas Rotinas do Mundo Jurídico. Confira!
No meio Jurídico, no cotidiano forense, nas rotinas processuais, o Advogado, o Defensor Público, o Juiz, o Promotor, o Técnico, o Analista, o Servidor, o Escrivão, o Escrevente, o Estagiário, enfim, uma infinidade de profissões ligadas ao meio jurídico vivenciam as audiências e por isso precisamos conhecer e estudar acerca desta temática.
A audiência é um momento processual em que as partes podem conciliar, conversar e transacionar. Pensando nisso, na disciplina do Projeto Integrador Extensionista “Mundo Jurídico”, os alunos trabalharam em sala os requisitos, fundamentos, objetivos e o procedimentos das audiências de conciliação, mediação e de instrução em sala de aula, ainda no primeiro período para compreenderem o que seria e as finalidades.
Além do estudo acadêmico, os alunos puderam comparecer na 13ª Vara Cível de Curitiba e acompanhar uma audiência de instrução. Momento em que vivenciam que nenhuma audiência é igual à outra.
“Importante, para quem pode, participar de todas as visitas técnicas, ainda que nominadas como “Audiência de Instrução” uma não será como a outra. O que vivenciamos fica sempre gravado na nossa memória de longa duração. Participando das visitas aprendemos na prática”, afirma a coordenadora do Curso de Direito, Gilmara Funes.
A Audiência de Instrução que os alunos puderam acompanhar ocorreu sob a presidência do Juiz de Direito Dr. Murilo Gasparini Moreno, que recepcionou os alunos, falou um pouco da carreira do direito e explicou sobre a importância da Audiência de Instrução para o processo.
Durante a visita algumas dúvidas surgiram a respeito das audiências virtuais que foram dirimidas e, ao passar pelo cartório da vara, os alunos puderam ver alguns processos no formato físico.
A possibilidade de levar os alunos a conhecer na prática a realidade do mundo do direito é uma constante como podem verificar com as próximas visitas já agendadas para os acadêmicos de direito.
03/04 – 9h00 – Câmara Municipal de Curitiba
10/04 – 11h00 – Arbitac – Câmara de Mediação e Arbitragem
17/04 – 14h00 – TRE (Tribunal Regional Eleitoral)
18/04 – 14:00 – Audiência de instrução 13ª Vara Cível
27/04 – 9h00 – TRT (Tribunal Regional do Trabalho)
03/05 – 8h45 – ALEP (Legislativo Estadual do Paraná)
09/05 – 14h00 – Cejusc do Fórum Descentralizado do Boqueirão