Engenharia ou TI? Qual área profissional escolher em 2023? | Gran Faculdade

Engenharia ou TI? Qual área profissional escolher em 2023?

Engenharia ou TI? Qual área profissional escolher em 2023?

Em uma rápida procura pela internet, você vai encontrar vários sites apontando quais são as carreiras e profissões do futuro. Não é de hoje que a curiosidade em descobrir o que será tendência para os próximos anos percorre o pensamento de milhares de pessoas que buscam entrar no mercado de trabalho para conquistar sua independência financeira.

Entre as opções, duas áreas que se destacam nas ciências exatas são a recente Tecnologia da Informação (TI) e a já consolidada Engenharia.

Se você chegou a essa dúvida, nesse artigo, nós vamos te ajudar!

Quando falamos sobre as profissões das áreas de TI e Engenharias, é de chamar atenção os números que surgem nos buscadores online:

  • No Google, encontramos mais de 38.700.000 registros sobre carreiras em tecnologia;
  • Sobre Engenharia e Tecnologia, é possível encontrar aproximadamente 54.700.000 endereços virtuais abordando o tema;
  • Segundo alguns dados da Revista Exame, essas profissões chegam a prometer salários que giram em torno de R$11.000,00 a R$24.000,00!!

Sim, são números que fazem nossos olhos brilharem, afinal, sair formado ganhando mais de 10 salários-mínimos é o sonho de muitos que buscam uma carreira consolidada e estável.

O mercado de TI

Para suprir as demandas do mercado de Tecnologia, novas profissões na área de Tecnologia da Informação (TI) continuam surgindo o tempo todo. Com salários atraentes que só crescem cada vez mais, esta área vira alvo dos que pretendem começar sua carreira profissional. Segundo levantamento do Linkedin em 2021, as profissões da área de TI foram as mais procuradas.

Entre as carreiras que devem ter o maior crescimento nos próximos anos, segundo o site Gizmodo (referência em notícias sobre tecnologias), estão:

  • Desenvolvedor Full Stack: o profissional que tem o domínio sobre programação de aplicativos;
  • Analista de segurança cibernética: profissional habilitado para proteger informações confidenciais de uma organização;
  • Analista ou cientista de dados: responsáveis pelas coletas e interpretação de dados;
  • Web designer: profissionais responsáveis pelo visual de um produto digital;
  • Especialista técnico em SEO: responsáveis pela otimização de sites para alcançar melhores posicionamentos nos mecanismos de busca.

Sabe o que todas essas profissões têm em comum? Uma formação baseada na área de dados e fórmulas e o desenvolvimento de conhecimentos que envolvem programação, banco de dados, inteligência artificial, entre outros.

Se você gosta dessas competências, pode procurar cursos como Ciência da Computação, Gestão de TI ou Engenharia da Computação.

O mercado de Engenharia não tão convencional

E, falando em Engenharia, se você não é tão ligado à tecnologia, mas gosta de dados, fórmulas e uma boa estabilidade profissional, pode ser que essa área seja para você! Você pode não se identificar com as formações mais comuns como a civil, mecânica ou elétrica, mas que tal avaliar sua compatibilidade com outras opções dentro desse segmento? ,

Com boas demandas de mercado e salários também muito atrativos: estamos falando dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária.

O profissional habilitado para trabalhar como Engenheiro de Produção é responsável por gerenciar recursos materiais, financeiros e de recursos humanos de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Já um Engenheiro Ambiental terá como atribuições profissionais as análises e monitoramentos de problemas ambientais urbanos e rurais, sendo sua principal função conseguir projetar e implantar soluções.

A demanda crescente dessas áreas tende a ser cada vez maior nos próximos anos. Com o avanço tecnológico e o apelo cada vez maior para produtividade eficiente e sustentabilidade, a sociedade precisará de profissionais habilitados para resolver problemas e propor soluções para os desafios vindouros.

Seja qual for sua área de interesse, avaliar opções de cursos em alta pode transformar sua vida. Então, não perca a oportunidade de ingressar em uma carreira do futuro! Seu sucesso profissional começa hoje!

 

Prof. Geovane Duarte Pinheiro

Coordenador da Escola Politécnica

 

 

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse