Dia do Assistente Social
No dia 15 de Maio é comemorado o Dia do Assistente Social. O curso de Serviço Social celebrou a data na Faculdade João Padre Bagozzi – Unidade Portão com um evento que iniciou com a apresentação musical Protesto Musical com a linda interpretação de José Antonio Guimarães acompanhado do violão do acadêmico Alex Henriqu Macedo. A conferência foi proferida pelo Sr. Noa Piatã Bassfels Gnata, Mestre e Doutorando em Direito do Trabalho e da Seguridade Social FDUSP – Lago de São Francisco. A palestra se deu no auditório com a presença de professores e alunos dos cursos de bacharelado em Serviço Social e Filosofia O tema central da palestra foi Crise e Reforma da Seguridade Social. O palestrante trouxe sua prática no estudo e formulações de regulações da Seguridade Social assim como suas reflexões de como foi formulada e está sendo regulamentada a reforma da previdência social brasileira .
O palestrante elogiou e colocou da necessidade de profissionais da categoria dos Assistentes sociais e das políticas da Assistência, pois a grande massa trabalhadora, com a nova regulamentação , serão poucos os que conseguirão ao aposentar-se, e os outros tantos ficarão a mercê de políticas da Assistência, o que nos dá um prognóstico bastante desanimador.
Neste sentido , sincronicamente dirigiu a continuidade da sua fala de modo que os estudantes ali presentes pudessem sentir a necessidade em se tornarem profissionais competentes na área de Serviço Social, e conforme a sua visão: bons profissionais da área de Humanas serão necessários, prevendo tempo difíceis com a implantação da legislação da reforma trabalhista que flexibiliza as relações de trabalho, a terceirização já assinada. Comentários do palestrante que chamaram a atenção e mereceram anotações: “pessoas polarizadas na obtenção de direitos”; “pessoas invisibilizadas”; “em nenhuma pauta estavam as pessoas”; “estamos numa crise de inequação de política social e política econômica”…
Após a palestra os acadêmicos do curso de Serviço Social organizaram um coquetel e homenagearam os professores Assistentes sociais presentes como o prof Helio , profª Gilcéia, profª Sandra, profª Elsa, profª Maria Luiza, e a Assistente social da IES Marilei;
Acadêmica Adriana Rosa Ramom