Confira o encerramento da I Apresentação de Projetos Integradores Extensionistas: Sociologia e Antropologia! | Gran Faculdade

Confira o encerramento da I Apresentação de Projetos Integradores Extensionistas: Sociologia e Antropologia!

Na quinta, 23 de novembro, ocorreu o encerramento dos Projetos de Sociologia e Antropologia Jurídica no auditório da Gran Faculdade.
Os alunos de primeiro e segundo período, após as palestras sobre o tema, puderam apresentar os resultados finais de suas pesquisas.
O Grupo com a temática “Mulheres” apresentou a Procuradoria da Mulher do Município de Curitiba, a fim de divulgar que temos esse serviço na capital do Estado e que atende a capital e a Região Metropolitana. Falaram da importância de se divulgar os serviços para que as mulheres possam ser atendidas, encaminhadas e direcionadas para as soluções mais adequadas.
O Grupo com a temática “PCD – Pessoas com deficiência” apresentou direitos e deveres e focou muito na importância de se divulgar o que é “Capacitismo” para que possamos prevenir não ocorrer com tanta frequencia e intensidade. Passaram a importância da “Empatia” para que tenhamos os direitos e garantias efetivados e possamos viver em um mundo mais justo e igualitário.
O Grupo responsável pela temática do “Idoso” foi o último a apresentar, de acordo com o sorteio feito no dia anterior e apresentou a questão da documentação dos idosos, alguns não possuem todos os documentos e tiveram prejudicados alguns direitos por essa questão. Apresentaram a proteção da saúde, como direito básico para a garantia da dignidade como Pessoa humana e muitas das questões que passam pelo estelionato com o a pessoa idosa.
Assim, todos os grupos fizeram pesquisa de campo, apresentaram os resultados, materializaram suas ideias e intenções em folders educativos para que possam ser levados à comunidade como forma de educação, prevenção e orientação dos direitos existentes e como alcança-los.
Vale ressaltar que a turma criou um Instagram do Curso de Direito da Gran Faculdade com essa finalidade de divulgar os resultados dos trabalhos e servir de orientação para os envolvidos.
Com essas atividades os alunos do Curso de Direito da Gran Faculdade efetivaram a extensão universitária na prática, envolveram a comunidade externa, pois a banca foi aberta à comunidade acadêmica e comunidade externa, bem como aos convidados dos alunos.
Participaram da Banca de Defesa desses projetos de extensão os Professores Victor Silva, fazendo a análise da questão penal, Thierry Kotinda na área constitucional e Jorgina Cristina na área cível. A orientadora geral dos projetos de extensão foi a Professora e coordenadora do Curso de Direito da Gran Faculdade, Gilmara Funes.
“Vale destacar que o evento foi muito produtivo e encerrou um ciclo complexo e desafiador. O Projeto Integrador uniu todas as disciplinas do semestre e abarcou os conteúdos unidos e misturados, separados pelas temáticas: Mulher, Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa. Desde a semana pedagógica e durante todo o semestre todos os professores da turma estavam envolvidos e unidos para a realização desse desafio de ser integrador e de ser extensionista. O resultado surpreendeu, foi prazeroso e instrutivo. Os alunos “colocaram a mão na massa” e desfrutaram dos resultados com muita satisfação”, afirmou a coordenadora do curso, Gilmara Funes.
Vale destacar que como intervenção na comunidade externa, na quinta, dia do encerramento ocorreu o segundo e último dia da feira da mulher empreendedora podendo, nesta oportunidade contar com 2 alunas da Gran Faculdade empreendedoras, a Natiele, aluna do Curso de Direito e a aluna Adriana do Curso de Pedagogia.
Esta semana foi momento da IES vivenciar o verdadeiro longa manus com as atividades de extensão universitária que agora constam da matriz curricular.

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse