Confira como foi o primeiro Gran Congressos: Doenças raras e Autismo! | Gran Faculdade

Confira como foi o primeiro Gran Congressos: Doenças raras e Autismo!

Na semana de 22 a 26 de abril a Gran Faculdade de Curitiba sediou o I Grancongressos com a temática “Doenças raras e Autismo”, tendo em vista a representatividade do mês de abril para a conscientização do autismo. O evento envolveu diretamente os cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, mas tinha muitas palestras e oficinas de interesses dos outros cursos presenciais ofertados na sede de Curitiba.


A abertura do evento foi feita pelo Reitor do Gran Centro Acadêmico, Gabriel Granjeiro e do Chanceler Rodrigo Calado, direto da sede de Brasília que mostra que com tecnologia não temos limites, fronteiras e barreiras.


O evento ocorreu nos períodos da manhã e da noite com mais de duas palestras concomitantes onde os alunos/assistentes escolhiam qual assistir e participar. Das palestras presenciais apenas uma era transmitida ao vivo e ficou gravada no Youtube e pode ser vista pela comunidade a qualquer momento.
A grande maioria do público optou por participar virtualmente do Congresso e tínhamos a maioria dos estados da federação participando durante toda a semana. Foi gratificante poder chegar com o Congresso em locais longínquos e ao vivo, onde os assistentes podiam fazer perguntas pelo chat e serem respondidos pelos palestrantes ao final de cada palestra, destacando a participação durante todas as palestras pelo chat dialogando com a equipe do Congresso.


Os participantes presenciais puderam contribuir com 1Kg de alimento não perecível a ser entregue para o Complexo Pequeno Cotolengo (https://www.pequenocotolengo.org.br/sobre-nos/).
O nível das palestras e dos palestrantes estava digno de ser dividido com toda a federação. Diversos temas foram abordados e de formatos diversos por palestrantes de variadas formações, por parentes das pessoas acometidas com doenças raras e/ou autismo. Foram contempladas as mais diversas áreas e formações.


A interdisciplinaridade esteve presente durante todo o evento. Um exemplo disso foi um grupo do Curso de Direito que optou por trabalhar no Projeto Integrador Extensionista: Mundo Jurídico, a questão dos direitos da pessoa com espectro autista e fizeram um folder informativo, incluindo um QRCode para ter acesso direto para providenciar a documentação pessoal, além de mostrar direitos, como e onde busca-los. Esse grupo de aluno se uniu à palestra sobre Direitos Humanos tanto no período da manhã como no período da noite, distribuindo o folder informativo.


Além desse folder, vários outros informativos foram distribuídos aos participantes presenciais do evento, como por exemplo o “Manual de prevenção de atrofias musculares para pessoas com Epidermólise Bolhosa” de autoria de Karina Bertoldi e Wanessa Faria, Organização de Roberta A. Uceda e distribuído pela Appapeb (Associação Paranaense de Pais, Amigos e Pessoas com Epidermólise Bolhosa).
O evento ultrapassou fronteiras e superou as expectativas. Foi uma semana muito intensa que envolveu toda a equipe da Gran Faculdade presencial. Foi o primeiro evento com transmissão simultânea e, pelo sucesso, será o primeiro de muitos. Destaque especial aos coordenadores dos cursos envolvidos que estiveram aqui diuturnamente para que tudo pudesse acontecer como previsto e esperado, aos diretores, ao corpo técnico-administrativo, aos alunos colaboradores que fizeram parte da organização, à equipe do @psicogran .


Que seja o primeiro grande evento de muitos que virão. Foram mais de 1.200 pessoas inscritas a participar dos mais variados cursos e estados da federação.
Abrimos as portas e não vamos parar por aqui. Esse foi o exemplo de que podemos contribuir muito além dos muros institucionais. Já estamos organizando outro grande evento para o segundo semestre.
A seguir o título das palestras e as respectivas datas, destacando as que estão disponíveis no Youtube, e que você pode assistir clicando no link e na sequência fotos do evento.


1º Dia – 22 de abril
Assista aqui a palestra do período da Manhã
Assista aqui a palestra do período da Noite
Prof. Me. Davi Sidnei de Lima – Capacete Neuroanatômico
Prof. Esp. Shirley Pereira Ordonio – Sinais de Alerta de Doenças Raras e a importância da participação social
Prof. Me. Davi Sidnei de Lima – Cognição Social e TEA
Prof. Me. Davi Sidnei de Lima – Capacete Neuroanatômico
Prof. Lya Moraes Kanak – Desafios enfrentados durante o processo de confirmação de diagnóstico Link
Prof. Me. Davi Sidnei de Lima – Cognição Social e TEA


2º Dia – 23 de abril
Assista aqui a palestra do período da Manhã
Assista aqui a palestra do período da Noite
Profa. Me. Gilceia Santos – Direitos Humanos: Doenças Raras e TEA
Profa. Dra. Goretti Fernandes – Serious games para reabilitação Neurofuncional
Prof. Esp. Luiza Fernandes Gomes – Workshop: Serviço Social e Famílias TEA
Prof. Dr. Igor L. Ries, Profa. Esp. Francis R. M. Testa e Prof. Me. Felipe M. Barbosa – Vivências de pai e pesquisador com o autismo. Uma conversa sobre a pesquisa ‘“Somos Autistas”: uma cartografia afetiva de enunciados de neurodivergentes no Instagram
Prof. Me. Renata Sefas Makhare – Avaliação Neuropsicologica Adulta de TEA
Profa. Me. Gilceia Santos – Direitos Humanos: Doenças Raras e TEA
Prof. Dr. Igor L. Ries, Profa. Esp. Francis R. M. Testa e Prof. Me. Felipe M. Barbosa – Vivências de pai e pesquisador com o autismo. Uma conversa sobre a pesquisa ‘“Somos Autistas”: uma cartografia afetiva de enunciados de neurodivergentes no Instagram
Profa. Esp. Giulianna Kume – Avaliação Neurospicologica Infantil de TEA
Prof. Esp. Luiza Fernandes Gomes – Workshop: Serviço Social e Famílias TEA


3º Dia – 24 de abril
Assista aqui a palestra do período da Manhã
Assista aqui a palestra do período da Noite
Prof. Me. Wander W. Campanha – TCC com pacientes Neurodegenerativas
Prof. Esp. Patrícia Krebs Ferreira – Desafios e Oportunidades na Abordagem Multidisciplinar de Pacientes com Doenças Raras
Prof. Daiane Kock de Souza – Sinais de alerta de doenças raras na escola
Prof. Dr. Everton A. de Morais: Perfil neuropsicológico de linguagem de crianças com TEA
Psiq. Dra. Laiz Pazzini – O impacto do TEA nos cuidadores: Perspectiva da Psiquiatria
Prof. Daniela da Silva M. Terabe – Psicomotricidade no acompanhamento da criança com TEA
Prof. Me. Raquel Barcelos de Araujo – A mulher na ciência em perspectiva decolonial
Prof. Esp. Shirley Pereira Ordonio – Sinais de Alerta de Doenças Raras e a importância da participação social
Prof. Esp. Patrícia Krebs Ferreira – Desafios e Oportunidades na Abordagem Multidisciplinar de Pacientes com Doenças Raras
Profa. Esp. Alessandra Ferreira – Inclusão na escola, qual a receita?


4º Dia – 25 de abril
Assista aqui a palestra do período da Manhã
Assista aqui a palestra do período da Noite
Profa. Dra. Thiciane Pieczarka e Prof. Dra. Shirley A. Bortolotto – O papel do professor de apoio
Prof. Esp. Luz María Romero – Parece autismo, mas não é! Síndrome do X Frágil
Prof. Me. Renata Sefas Makhare – Avaliacao Neurospicologica Adulta de TEA
Prof. Me. Renata M. Sefas – O TEA segundo a Psicologia Analítica
Profa. Dra. Liliamar Hoca – Alfabetização com crianças com doenças raras e TEA
Prof. Me. Leandro Jose Araujo – Dependência tecnológica e financeirização da sociedade brasileira
Prof. Me. Roberta Aparecida Uceda – Epidermólise Bolhosa no contexto das doenças raras e do capacitismo
Profa. Dra. Thiciane Pieczarka e Prof. Dra. Shirley A. Bortolotto – O papel do professor de apoio
Prof. Me. Rosana Pessatti – Aprendizagem, desenvolvimento e inclusão para T21


5º Dia – 26 de abril
Assista aqui a palestra do período da Manhã
Assista aqui a palestra do período da Noite
Prof. Linda Franco – Do diagnóstico à resiliência: Desafios e Aprendizados na Jornada com uma Doença Rara
Prof. Li Bosso – Sinais de sintomas, e participação social nas doenças raras
Prof. Me. Wander W. Campanha – TCC com pacientes Neurodegenerativas

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