Confira como foi a apresentação dos projetos integradores extensionistas: Direito Constitucional! | Gran Faculdade

Confira como foi a apresentação dos projetos integradores extensionistas: Direito Constitucional!


No dia 30/11/2023 os alunos do 4º período do curso de Direito da Gran Faculdade apresentaram os resultados dos projetos integradores extensionistas: Direito Constitucional cuja temática escolhida foi o “Conselho Tutelar.
Para compor a banca de avaliação foram convidadas as representantes dos conselheiros, a Dra. Jussara Da Silva Gouveia, orientadora dos Conselhos Tutelares e a Dra. Elenize de Fátima Borm, Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares.
A escolha do tema se deu pela ocorrência das eleições para conselheiros no segundo semestre de 2023. A Prof. Lygia Copi, titular da disciplina trabalhou com os alunos a questão da Organização do Estado e aproveitou para que eles pudessem conhecer o Conselho Tutelar, a estrutura, competência, entender as eleições e poder divulgar a importância da sociedade em participar desse processo.
As temáticas apresentadas pelos alunos foram: Conselho Tutelar: Permanente e Autônomo; O aumento de casos de abuso e violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes durante a pandemia; As dificuldades enfrentadas no cotidiano pelo Conselho Tutelar e as eleições para conselheiro tutelar de 2023; Conselho Tutelar; Os desafios enfrentados pelo Conselho Tutelar no atendimento de casos de abandono de crianças e adolescentes; e Autonomia do Conselho Tutelar diante da violação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.
Os acadêmicos fizeram pesquisa de campo, visitaram conselhos tutelares, entrevistaram conselheiras, fizeram uma conscientização sobre a importância da participação nas eleições, visitando todas as salas de aula da Gran Faculdade, entregando o folder que, além das informações, tem um QRCode que leva à uma cartilha de orientação.
Poder contribuir com uma sociedade melhor é intenção dos Projetos Extensionistas e os alunos de direito da Gran Faculdade estão trabalhando com afinco e os resultados estão sendo satisfatórios.
Os alunos se dedicaram na pesquisa, foram fieis à metodologia e o resultado não podia ser outro, uma brilhante apresentação e uma divisão de conhecimento.
As componentes da banca examinadora gostaram das apresentações e ficaram gratas com a preocupação institucional em estudar o Conselho Tutelar, em pensarmos em métodos de intervenção e em propostas de políticas públicas efetivas.
Deixamos aqui, ao final, os slides das apresentações de cada um dos grupos.
“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, alunos, professores, e às examinadoras que puderam comparecer e contribuir com o resultado final do processo. Atividades como esta permitem a todos vivenciar a importância da participação em sociedade. Feliz com o resultado espero pelo próximo semestre, com novos desafios e conquistas”, afirma a coordenadora do Curso de Direito da Gran Faculdade, Gilmara Funes.

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse