Alunos do Curso de Direito conhecem o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Confira!
Os alunos do 2º período do Curso de Direito estão cursando a disciplina Projeto Integrador Extensionista com a temática: Mulher, Idosos e Pessoas com Deficiência.
Estamos no momento de coleta de conhecer a realidade para iniciarmos as coletas de dados. Um grupo de alunos do 2º período que ficou com a temática da pessoa com deficiência agendou uma visita e foi conhecer o Pequeno Cotolengo aqui na cidade de Curitiba.
A visita visa conhecer a realidade, entender as necessidades, para se buscar saber as políticas públicas existentes, as necessárias, a possibilidade do direito auxiliar em propostas de intervenção.
As atividades extensionistas foram inseridas no currículo dos cursos para permitir aos acadêmicos essa formação mais completa.
Assim, agora, após conhecer parte do campo do desenvolvimento do projeto extensionista os trabalhos continuam com os estudos, a elaboração dos questionários. Vamos informando a toda a comunidade como está sendo desenvolvido o nosso Projeto Integrador Extensionista: Sociologia e Antropologia Jurídica.
Sobre a visita, conheça mais sobre o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo: “Acolhimento, Saúde e Educação.
É nestas três frentes que se concentram todos os esforços do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Com a missão de “cuidar das pessoas e transformar vidas”, a Organização atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com múltiplas deficiências – de variados níveis de complexidade, abandonados ou que estavam submetidos a situações de risco – e asilados hospitalares.
Orientado pelos preceitos de São Luis Orione, santo italiano fundador da Pequena Obra da Divina Providência, responsável por multiplicar instituições voltadas ao atendimento de pobres doentes, o Pequeno Cotolengo nasce no Brasil em 1964, em São Paulo; e no ano seguinte, 1965, em Curitiba, no Paraná.
Desde então, se desenvolveu seguindo fiel ao Carisma de Dom Orione: “só a caridade salvará o mundo”. Assim, foram incorporados novos serviços e modalidades de atendimento e, também, ampliada a estrutura para cuidar de mais pessoas.
Atualmente, são acolhidas mais de 230 pessoas, com moradia e cuidados 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com idades entre 2 e 88 anos. Os Assistidos moram em 8 Casas Lares e 4 Grandes Lares, dependendo da autonomia que possuem. A Organização também conta com uma Unidade de Cuidados Prolongados e oferta 22 especialidades e áreas de atendimento, com uma equipe de saúde altamente capacitada e equipamentos modernos. Na área da educação oferta ensino básico especial por meio da Escola Pequeno Cotolengo, que fica dentro do Complexo.
Hoje, é reconhecida como uma das maiores organizações do Brasil, referência no atendimento especializado e no acolhimento de pessoas com múltiplas deficiências, reabilitação e egressos do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo serviço é oferecido de forma gratuita para os Assistidos.”
Acesse o site: https://www.pequenocotolengo.org.br/#