Alunos de Pedagogia e Psicologia vivenciam a Justiça de perto no TJ/PR. Confira!
No dia 17 de outubro, nossos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia tiveram uma experiência única: uma visita ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR)! Acompanhados pela coordenadora do curso de Direito, Gilmara Funes, eles puderam conhecer de perto o funcionamento da 2ª Câmara Criminal e vivenciar a prática jurídica.
O que rolou na visita?
A visita começou com a observação de julgamentos reais, onde os alunos puderam acompanhar a análise de casos complexos e as decisões dos desembargadores. Um dos casos mais marcantes foi o de um habeas corpus, onde a liberdade de um indivíduo foi restabelecida.
Interdisciplinaridade em ação!
A presença dos alunos de Pedagogia e Psicologia chamou a atenção dos desembargadores, que destacaram a importância da interdisciplinaridade no sistema jurídico. O voto de um dos desembargadores enfatizou a necessidade de acompanhamento psicológico para menores envolvidos em processos judiciais, mostrando como o conhecimento dessas áreas é fundamental para a tomada de decisões justas e humanizadas.
Uma viagem no tempo pelo Museu do TJ/PR
Após a visita ao tribunal, os alunos foram levados ao Museu do Tribunal de Justiça, onde puderam fazer uma verdadeira viagem no tempo e conhecer a história do Poder Judiciário do Paraná. Através de objetos antigos, documentos históricos e painéis informativos, eles entenderam como a justiça evoluiu ao longo dos anos.
O que os alunos acharam da experiência?
A coordenadora Gilmara Funes ficou impressionada com o entusiasmo dos alunos, que demonstraram grande interesse em conhecer o funcionamento do sistema jurídico. “Visitar o TJ/PR com alunos de outro curso foi muito gratificante. Pensei que se cansariam, mas pelo contrário, após a visita ao museu pediram se podiam voltar a assistir julgamento”, afirmou ela.
A visita ao TJ/PR foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, mostrando a importância de conectar a teoria com a prática e de promover a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento.