Alunos de Direito visitam o Serviço Notarial e Registral do Portão. Confira!
O Cartório do Portão está comemorando 114 anos. É muita tradição!
No site do cartório conhecemos um pouco sobre o bairro onde a Gran Faculdade está localizada.
“O bairro do Portão é um bairro da zona oeste da cidade brasileira de Curitiba onde habitam 40.735 pessoas e que ocupa uma área de 5,69 km². Historicamente, os conflitos entre lavradores e tropeiros pelos campos de criação de gado acabaram determinando caminhos e o surgimento de cercas e portões, a passagem e o comércio de animais procedentes de Curitiba e dos Campos Gerais levou à instalação de um posto de fiscalização na região, que deu origem ao nome do bairro: Portão.
Em 1893, a estrada de ferro que ligava Curitiba a Paranaguá foi prolongada pelo interior até Ponta Grossa, passando pela região onde hoje é o bairro do Portão, gerando a cancela ferroviária. O grande marco da evolução do nosso bairro situa-se no fim do século passado, em torno do transporte de madeira e erva-mate. Nos dias de hoje, a região é altamente desenvolvida, possuindo grande centro comercial e bancário, inclusive pelo fato da proximidade com a cidade industrial e com os bairros nobres Água Verde e Batel.” (https://cartoriodoportao.com.br/nossa-historia-portao/)
Os alunos do Curso de Direito do 1º período da manhã e da noite visitaram o cartório e foram recebidos pessoalmente pelo Oficial de Registro e Tabelião de Notas GUSTAVO DE REVORÊDO PUGSLEY, e vale sempre ressaltar que quem organiza e viabiliza as nossas visitas técnicas no serviço extrajudicial é a Escrevente SILVANA DO ROCIO FERREIRA DA ROCHA GRACIANO, que gentilmente atende os nossos pedidos e viabiliza esse aprendizado.
O Dr. Gustavo, além de explicar sobre os Registros Públicos, a função registral, mostrar as instalações e a separação do Registro de Pessoas Naturais e do Tabelionato de notas, tirou muitas dúvidas dos alunos em relação à usucapião, aos procedimentos extrajudiciais, alteração de nome, testamento, apresentou o Livro E e finalizou falando das propostas de alteração do Código Civil que estão sendo analisadas.
As visitas técnicas são muito importante na formação do profissional.
“A disciplina Projeto Integrador Extensionista: Mundo Jurídico permite aos alunos as visitas técnicas para que eles possam conhecer o mundo e decidir o que pesquisar para poder devolver para a comunidade o que estamos estudando na academia”, relatou a professora da disciplina e também coordenadora do Curso de Direito, Gilmara Funes.