Acadêmicos visitam o DSEI LITORAL SUL – Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul. Confira! | Gran Faculdade

Acadêmicos visitam o DSEI LITORAL SUL – Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul. Confira!

Os alunos do 3º período do curso de Direito da Gran Faculdade tem na matriz curricular a disciplina: Projeto Integrador Extensionista:Direito Regional e Direitos da Natureza – Ambiental, Agrário e Indígena ministrada pela Prof. Jorgina Cristina Ribeiro.
Para a formação de ideias, principalmente para saber das necessidades e da melhor forma de atuarmos institucionalmente como intervenção na comunidade com essa temática fomos conhecer o Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul responsável pelos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Iniciamos a visita conhecendo a infraestrutura e a equipe administrativa que também é composta por indígenas.
Depois fomos recebidos pelo coordenador Ivan Kaingang que nos contou sua história de vida e de luta em defesa do povo indígena e da sua vontade de formação política, apesar de ser bacharel em direito. Explicou-nos sobre a cultura indígena, dificuldades e conquistas e da importância de um indígena no cargo que ele ocupa como coordenador.
Como assessor, também indígena, o advogado Dr. Ricardo, nos falou sobre o funcionamento da DSEI, da cultura indígena, do choque de cultura, da formação universitária e de todas as questões jurídicas relativas ao tema. Além disso apresentou diversos nomes relevantes na esfera jurídica indígena para que os alunos possam consultar e estudar.
A Assistente social, Lika, nos contou sobre toda sua história sobre o trabalho no SUS em todo território nacional e das conquistas indígenas em relação à direitos básicos e direitos relacionados à saúde.
Muitas ideias surgiram para podermos desenvolver na disciplina pelo grupo de alunas presente. Ficamos com muita vontade de visitar um território indígena e acredito que isso acontecerá muito em breve.
A importância da extensão curricularizada apresenta aos alunos essa realidade tão perto da IES que antes nem era percebida. Alguns direitos básicos ainda precisam de luta para a sua conquista.
Com essa visita as alunas vão poder desenvolver o projeto para que possa ser apresentado ao final do semestre.
Para encerrar a visita o coordenador Ivan presenteou a biblioteca da Gran Faculdade com um exemplar da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena: Relatório final de 2015, do Ministério da Saúde.
Além disso as alunas presentes foram agraciadas com cartilhas/livros acerca do tema.
“A visita superou nossas expectativas. Foram muitos fatos e direitos que não imaginávamos que poderíamos ajudar de alguma forma. Agora, por ser um projeto extensionista, cabe às alunas, em grupo, analisarem o que ouviram, lerem o que foi indicado e elaborarem o projeto a ser entregue para a Professora Jorgina Cristina. Estou ansiosa pela forma que vamos trabalhar neste semestre esta temática”, afirmou a coordenadora do curso Gilmara Funes.
A visita foi agendada e organizada pela professora da disciplina, Jorgina Cristina Ribeiro que também aguarda a apresentação dos projetos.

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse