Acadêmicos do curso de Direito conhecem Museu da História da Medicina no Paraná. Confira! | Gran Faculdade

Acadêmicos do curso de Direito conhecem Museu da História da Medicina no Paraná. Confira!

Na última sexta, 19 de maio, os alunos do Curso de Direito, acompanhados de amigos e familiares puderam conhecer o museu da história da medicina no paraná.


Sextou!!!!
É isso mesmo, e como sextou, em família, a programação foi cultural, conhecer o Museu.


Durante a visita guisada pelo museólogo Kim, os alunos, familiares e acompanhantes puderam ver e conhecer um pouco da história da medicina paranaense.
A visita ocorreu concomitantemente com a comemoração dos 140 anos da Santa Casa de Curitiba momento em que ocorreu a publicação de um E-Book com essa temática.
A visita iniciou pela farmácia que, graças aos cuidados e as técnicas de recuperação está idêntica à das fotos tiradas na época do funcionamento. Neste local os alunos puderam entender a nomenclatura “drogaria” e verificar como eram administrados os primeiros comprimidos e supositórios. Neste local estava havendo uma homenagem à Pioneira Maria Falce de Macedo, primeira mulher, médica, a se formar na UFPR.


Depois da farmácia passaram a sala de instrumentos médicos onde foi possível ver e entender o funcionamento do pulmão de aço. Os instrumentos antigos contrastam com os atuais, principalmente para a nossa comunidade de uma capital de estado, mas foi bem destacado que ainda existem regiões que a medicina ainda se utiliza desses instrumentos pois falta dinheiro e tecnologia.


Depois fomos para a Capela, inaugurada por D. Pedro II, momento de bastante alegria e entusiasmo por ver que ainda está preservada e pode ser visitada e proporcionar o conhecimento do nosso passado.
Na sequência, viram o elevador utilizado pelas irmãs no início em que, quem estava dentro do elevador, puxava a corda e subia ou descia para onde precisava com a sua própria força motora.
Na sequencia, no sótão, onde as irmãs moravam, uma grande exposição de diversos instrumentos, doados pela comunidade médica onde salas foram montadas com o mobiliário da época, local em que, também fica o relógio que recebia carga manual, mas que agora funciona à bateria.


Assim, com essa visita, os alunos puderam vivenciar momentos de história da medicina e da história do Brasil e da nossa própria história, pois o museólogo, enquanto estávamos na capela falou sobre a fundação da 1ª Santa Casa em 1948 em Portugal, e no que consiste essa irmandade e esse formato de tratamento à saúde. Passou pela criação do SUS e a importância para a saúde do brasileiro, como não podia deixar de ser, a Constituição Federal foi citada e muito bem citada, pois o Direito está na vida de todos e a todo momento.


“Lá, é possível visitar cenários de centro cirúrgico e enfermaria do século XX, conhecer a antiga farmácia do hospital, com substâncias originais preservadas, subir a escada de mármore e ver a assinatura de Dom Pedro II. Uma verdadeira viagem no tempo e que vale muito a pena.”

Texto e pesquisa: Nadezsda Dolci (https://www.turistoria.com.br/santa-casa)

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse