Acadêmicas do 1º período do Curso de Direito visitam a Câmara Municipal de Curitiba. Confira!
As alunas Sylvia, Verônica, Fernanda, Juliana e Lohane estão matriculadas na disciplina Projeto Integrador Extensionista: Mundo Jurídico, do 1º período do curso de Direito da Gran Faculdade, e escolheram como tema a Lei Municipal de importunação sexual nos transportes públicos.
Elas iniciaram a pesquisa indo até a Câmara conversando com a vereadora que teve a iniciativa do Projeto, Maria Letícia, para termos forma de atuar e entender mais sobre o levantamento de dados para que referido projeto fosse apresentado e aprovado.
Agora iniciam a análise da legislação e ainda estão na fase de justificativa do projeto, mas sem pesquisa, já perceberam o desconhecimento da população acerca da referida legislação. Assim, ao trabalharem a temática da importunação sexual vão focar nos benefícios trazidos pela lei municipal curitibana.
A intenção é a divulgação da lei no entorno da IES, na comunidade, nos terminais e para que outros municípios possam ter a mesma ideia e proteger essas mulheres vulneráveis.
Por vezes podemos ter pessoas que não utilizam o transporte público ou até mesmo não deixam suas filhas utilizarem por desconhecerem o procedimento que pode ser executado em Curitiba após a legislação.
Agora o próximo passo da pesquisa é a URBS para saber acerca da preparação dos motoristas, cobradores e demais funcionários envolvidos com o transporte coletivo para a implementação efetiva da legislação municipal.
Durante a visita a vereadora presenteou as alunas com o Guia de Orientação para vítimas de violência sexual de autoria da Procuradoria da Mulher de Curitiba.
“As possibilidades que a curricularização da extensão proporciona para os discentes e para a comunidade são imensuráveis. Essas práticas permitem uma melhora no processo de ensino/aprendizagem sensível,” afirma a coordenadora do curso, Gilmara Funes.