Acadêmicas de Pedagogia e Ética em Pesquisas - Faculdade Bagozzi

Acadêmicas de Pedagogia recebem orientação sobre o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos

Nos dias 10 e 11 de maio, acadêmicos de Pedagogia que iniciaram os seus trabalhos de conclusão de curso em 2018 e assistiram uma palestra sobre a produção do conhecimento na área das Ciências Humanas e a avaliação ética dos projetos de pesquisa. A palestra foi ministrada por Elisa Cardozo e Fernanda dos Santos representantes do Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos do Hospital IPO. A palestra abordou as disposições da Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, o uso da Plataforma Brasil, o processo de encaminhamento de projetos de pesquisa para o CEP – Hospital IPO e exemplificou a elaboração do termo de consentimento livre e esclarecido. Confira as fotos:

Professor Humberto e alunos de pedagogia

Alunos de pedagogia durante a palestra sobre ética

Alunos de pedagogia durante a palestra sobre ética na pesquisa

Ética em pesquisa de Pedagogia

Um termo de consentimento livre e esclarecido é elaborado para que os participantes de uma pesquisa saibam e concordem com o que acontece durante ela. Eles precisam estar de acordo com as delimitações do trabalho, além de entrar de forma voluntária. O TCLE, como é chamado popularmente o termo a ser assinado, embora sensível às posições dos pesquisadores, visa proteger o sujeito da pesquisa em primeiro lugar.

Isso porque, além de privacidade, o sujeito da pesquisa precisa estar suficientemente esclarecido sobre todos os procedimentos legais, riscos e benefícios em potencial, antes mesmo que se possa obter o termo de consentimento livre e esclarecido. A privacidade em questão vem do fato de que, como pessoa, o sujeito pesquisado tem direito a limitar sua exposição física, de imagem, informações de prontuário, dentre outras coisas. A confidencialidade de todos esses dados também é um ponto primordial, afinal, qualquer pessoa não gostaria de ter seus dados expostos para fins que não fossem os explícitos na proposta da pesquisa em questão.

Interessante, não é mesmo? Fatos como esses são debatidos diariamente na Faculdade Bagozzi. São itens importantíssimos para a formação de qualquer profissional da área científica. Se você se interessa por fatos como esse, talvez queira saber mais sobre a Semana do Meio Ambiente, que vai acontecer entre os dias 04 e 07 de Junho. Todavia, se você quiser saber mais sobre outros cursos que não trabalham tanto com pesquisa, acesse os links a seguir!

>> Tecnologia em Redes de Computadores
>> Gestão da Tecnologia da Informação

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
Colaborador

Colaborador

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse