Acadêmicos do curso de Direito participam de Projeto Integrador com a temática ambiental voltada a coleta de pilhas e baterias em Curitiba. Confira!
Um grupo de alunos do curso do curso de Direito, Alisson Toledo Coimbra, Laís Abiely de Oliveira, Mariana David Souza, Julio de Oliveira Pighi, Liziane Regina Monteiro dos Santos, Nayara Rafaelle Cursino estão realizando o Projeto Integrador Extensionista Direito Regional: Natureza, Ambiental, Agrário e Indígena com a temática ambiental e estudando a coleta de pilhas e baterias na cidade de Curitiba.
No último final de semana, nos dias 3 e 4 de maio eles foram a 2 terminais onde são feitas as coletas para entender a logística do recolhimento de pilhas e baterias.
O próximo passo será visitar e entender a logística do descarte correto.
Na sexta-feira, dia 3 de maio foram até o Terminal do Campo Comprido e no sábado, dia 4 de maio no Terminal do Boqueirão. Eles visitaram assim 2 pontos de coleta dos 25 existentes em cada um dos terminais. Cada terminal tem uma data mensal para o caminhão coletor passar. É o mesmo caminhão para todos os terminais, por isso, com 25 pontos de coleta, ele passa uma vez por mês em cada terminal, conforme pré-agendado para o ano corrente.
No dia dedicado ao terminal o caminhão permanece no local das 7h30 às 15h00 fazendo a coleta seletiva de lixos tóxicos domiciliares (pilhas, baterias, óleo, toners de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, remédios vencidos e lâmpadas fluorescentes.
Durante a visita verificaram que o caminhão tem 2 tambores de 200 litros destinados a pilhas e baterias e que cada um pesa de 700 a 900 toneladas. Assim, de pilhas e baterias a cada 2 meses são coletadas cerca de 2 toneladas de pilhas e baterias que recebem a destinação adequada.
O grupo vai continuar a pesquisa e entender o local de destinação e a forma correta para se fazer valer a logística reversa.
Esse caminhão da prefeitura destina-se a lixo domiciliar.
Após essas visitas os alunos deverão pensar a forma de pesquisa e a intervenção positiva a ser feita para a comunidade do entorno da IES destacando que a Faculdade fica a 1,6Km do Terminal do Portão, local onde existe a coleta seletiva e o caminhão passa sempre por volta dos dias 23 a 26 de cada mês conforme calendário do ano de 2024.
A coleta seletiva correta é questão ambiental e moral pois devemos nos comprometer com o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
Esse Projeto de Extensão está sendo orientado pela Profª. Jorgina Cristina Ribeiro.