Acadêmicos da Gran Faculdade participam de visita ao Movimento dos Trabalhos Rurais Sem Terra (MST). Confira! | Gran Faculdade

Acadêmicos da Gran Faculdade participam de visita ao Movimento dos Trabalhos Rurais Sem Terra (MST). Confira!

No último sábado (06/04), os acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Ciências Contábeis Psicologia e Direito da GRAN Faculdade, acompanhados da Coordenadora do Curso de Serviço Social Gilcéia Santos, visitaram o assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Contestado, que também abriga a ELAA (Escola Latino Americana de Agroecologia), que é uma iniciativa da Via Campesina que recebe militantes da América Latina e Caribe para que possam aprender e disseminar agroecologia.

Situado no município da Lapa-Pr, hoje os 3,2 hectares abrigam 180 famílias de pequenos agricultores e agricultoras. A visita teve como objetivo entender e analisar as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais deste tipo de comunidades agrárias. O MST é um movimento social no Brasil que defende a reforma agrária e o direito à terra para os trabalhadores rurais sem terra. O assentamento do Contestado, são comunidades estabelecidas em terras que foram redistribuídas entre famílias sem terra como parte dos esforços de reforma agrária. Era uma propriedade improdutiva com dívidas de impostos localizada a 70 quilômetros de Curitiba. Espaço muito rico que proporcionou aos acadêmicos fazer investigação, intercâmbio de conhecimentos, e práticas.

Foi possível observar e, participar das atividades diárias como plantio e organização da horta, palestra ministrada por Roberto Baggio , sobre história e programa do movimento, para ter assim uma compreensão mais profunda de suas práticas agrícolas orgânicas e de sustentabilidade. Visita a Cooperativa guiada pelo responsável Sr. Antonio Capitani, que explanou sobre as certificações dos produtos orgânicos, que os agricultores para participar precisam da certificação, sobre a agroecologia como sendo é uma das peças fundamentais neste território, como forma de produzir alimentos e construir uma perspectiva de vida para as gerações futuras, e que o Estado do Paraná, é o primeiro estado brasileiro a ter um política voltada para a alimentação escolar 100% orgânica, pelo decreto que sanciona a Lei 16.751/10, e que a cooperativa abastece as escolas estaduais de Curitiba. Apresentou as estufas de mudas orgânicas, os processos, armazenamento, e produção e como é feita a entrega dos produtos. A vivência com a realidade proporcionou uma análise e reflexão sobre as implicações no contexto mais amplo da reforma agrária, da justiça social e sustentabilidade, das políticas públicas e ações integradas, e na sensibilização sobre a importância da alimentação saudável.

Onde
Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o
Portal Educacional

Alunos

Alunos

Portal Educacional

Acesse
Professor

Professor

Portal Educacional

Acesse
AVA

AVA

Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

Acesse
E-mail

E-mail

Professor e Colaborador

Acesse