Acadêmicos do curso de Direito participaram da Simulação de Audiência de Mediação. Confira!
Os alunos do curso de direito, na disciplina do Projeto Extensionista: Mundo Jurídico, estudaram acerca do Sistema Multiportas de Solução de Conflitos.
Fizeram visitas reais para a Arbitac, TJ, Justiça Federal, TJD e em 25/05, após estudarem a Resolução 125 do CNJ e seguindo o Manual de Mediação do CNJ simularam 2 casos para vivenciarem a prática.
O resultado superou as expectativas, todos muito bem preparados, estudados, incorporaram os papéis com uma desenvoltura ímpar.
O primeiro caso era de 2 vizinhas com problemas na poda de árvores, os protagonistas foram:
Parte 1: Laís
Parte 2: Victoria
Adv. Parte 1: Wesley Ribeiro
Adv. Parte 2: Lucas Ciechinski / Lilian
Mediador: Alisson Coimbra
Observadores: Liziane e Samuel
A mediação se encerrou reduzindo a termo o acordo celebrado entre as partes.
O segundo caso foi de divórcio entre um casal homoafetivo com 2 filhos e um vasto patrimônio. Os protagonistas foram:
Parte 1: Guilherme
Parte 2: Samuel
Adv. Parte 1: Maria Eduarda / Mariana
Adv. Parte 2: Cris
Mediador: Sofia
Observador: Liziane
Essa audiência “esquentou”!
E, apesar de ser de mediação, os advogados tiveram uma grande participação na orientação acerca da partilha de bens e do regime de casamento. Encerrou-se a audiência abrindo prazo para contestação pois não foi frutífera.
A Prof. Gilmara Funes, aproveitou a oportunidade para explicar como acontecem, na prática, os alimentos entre cônjuges, principalmente de autônomos e a dificuldade para a separação de quem não possui renda própria.
Essa disciplina está proporcionando aos alunos do 1º período a vivência das rotinas forenses, o conhecimento da prática para que fiquem, desde logo, enamorados pelo curso que escolheram.