Acadêmicos do curso de Direito conhecem Museu da História da Medicina no Paraná. Confira!
Na última sexta, 19 de maio, os alunos do Curso de Direito, acompanhados de amigos e familiares puderam conhecer o museu da história da medicina no paraná.
Sextou!!!!
É isso mesmo, e como sextou, em família, a programação foi cultural, conhecer o Museu.
Durante a visita guisada pelo museólogo Kim, os alunos, familiares e acompanhantes puderam ver e conhecer um pouco da história da medicina paranaense.
A visita ocorreu concomitantemente com a comemoração dos 140 anos da Santa Casa de Curitiba momento em que ocorreu a publicação de um E-Book com essa temática.
A visita iniciou pela farmácia que, graças aos cuidados e as técnicas de recuperação está idêntica à das fotos tiradas na época do funcionamento. Neste local os alunos puderam entender a nomenclatura “drogaria” e verificar como eram administrados os primeiros comprimidos e supositórios. Neste local estava havendo uma homenagem à Pioneira Maria Falce de Macedo, primeira mulher, médica, a se formar na UFPR.
Depois da farmácia passaram a sala de instrumentos médicos onde foi possível ver e entender o funcionamento do pulmão de aço. Os instrumentos antigos contrastam com os atuais, principalmente para a nossa comunidade de uma capital de estado, mas foi bem destacado que ainda existem regiões que a medicina ainda se utiliza desses instrumentos pois falta dinheiro e tecnologia.
Depois fomos para a Capela, inaugurada por D. Pedro II, momento de bastante alegria e entusiasmo por ver que ainda está preservada e pode ser visitada e proporcionar o conhecimento do nosso passado.
Na sequência, viram o elevador utilizado pelas irmãs no início em que, quem estava dentro do elevador, puxava a corda e subia ou descia para onde precisava com a sua própria força motora.
Na sequencia, no sótão, onde as irmãs moravam, uma grande exposição de diversos instrumentos, doados pela comunidade médica onde salas foram montadas com o mobiliário da época, local em que, também fica o relógio que recebia carga manual, mas que agora funciona à bateria.
Assim, com essa visita, os alunos puderam vivenciar momentos de história da medicina e da história do Brasil e da nossa própria história, pois o museólogo, enquanto estávamos na capela falou sobre a fundação da 1ª Santa Casa em 1948 em Portugal, e no que consiste essa irmandade e esse formato de tratamento à saúde. Passou pela criação do SUS e a importância para a saúde do brasileiro, como não podia deixar de ser, a Constituição Federal foi citada e muito bem citada, pois o Direito está na vida de todos e a todo momento.
“Lá, é possível visitar cenários de centro cirúrgico e enfermaria do século XX, conhecer a antiga farmácia do hospital, com substâncias originais preservadas, subir a escada de mármore e ver a assinatura de Dom Pedro II. Uma verdadeira viagem no tempo e que vale muito a pena.”
Texto e pesquisa: Nadezsda Dolci (https://www.turistoria.com.br/santa-casa)