“O mundo sem alegria não tem sentido”, assim terminou o Ciclo de Cafés Filosóficos
26
maio
O 6º Café Filosófico da Faculdade Bagozzi, realizado ontem (25/05), encerrou um ciclo de reflexões realizadas neste semestre sobre a situação social da pandemia à luz da Filosofia.
Prof. Mauro Cardoso Simões, filósofo convidado para esta última edição, provocou os participantes sobre o tema da “Alegria em tempos de pandemia”. De forma dinâmica e com exemplos históricos da tradição filosófica e da literatura em geral, o Prof. Mauro convidou a todos a “colocar-se dentro da história” e olhar a situação que vivemos com um tempo no qual precisamos aprender.
Apoiado na filosofia de Aristóteles destacou que “o homem é o único animal que ri”, e “que o mundo sem alegria não tem sentido”. Alertou aos participantes a compreender que “o riso é uma virtude que tira a solenidade das coisas” e que “doses de riso mostram a verdade tal qual ela é”. Finalizou a discussão afirmando: “O humor não é brincadeira”.
O colegiado dos professores do curso de Filosofia da Faculdade Bagozzi, agradece aos mais de 100 participantes que acompanharam este ciclo de cafés filosóficos, que registraram na prática, a perenidade da reflexão filosófica e da sua contribuição para a vida humana em sociedade.